
Em 2020, o Bagos do Vilar é o primeiro espaço turístico a abrir antigas cubas (ou depósitos) para que os hóspedes possam dormir onde já dormiu o vinho.

Davam-se os primeiros sinais de esperança em fase de pandemia e embora já estivesse tudo pronto antes, só então se deu a inauguração, também ela esperançosa de um Verão de bonanças. Abriu o Bagos do Vilar, no Vilar, um sítio também ele singular pela sua proximidade à serra e à praia, pela sua história entre vinhas e perais, um ex-libris da Região do Oeste.

Era o antigo Instituto da Vinha e do Vinho do Cadaval. Construído na década de 50 e ao abandono desde os anos 80, recebeu uma nova vida no dia 13 de junho com a presença de alguns amigos e entidades de tornaram este sonho possível.
Entre eles, o Presidente da Câmara do Cadaval, que muito contribui para o projeto, e sempre disponibilizou um pouco do seu tempo para ajudar a minha mãe, a cabecilha de tudo isto. Os amigos e hóspedes chamam-lhe Engª Mackay e é ela que está sempre pelo Bagos do Vilar, sempre disposta a contar como tudo começou e os desafios que a empreitada ergueu apenas para que o esforço de os derrubar fosse ainda mais recompensador. Se vier visitar este espaço em ambiente rural, poderá ainda encontrá-la a fazer panquecas pela manhã ou a conversar com os mais curiosos.
O Bagos do Vilar é um conceito único no mundo.
Velhos depósitos ou cubas que armazenavam o vinho da região são quartos únicos, espelhando a ruralidade e os prazeres do campo. Há camas suspensas, redes, e uma variedade de recantos onde pode descansar e aproveitar o silêncio. Há uma piscina(sazonal de 16 de Março a 15 de Setembro) também numa antiga cuba de vinho que faz as alegrias de miúdos e graúdos.
Aproxima-se o Inverno e reservam-se surpresas! Fique atento ou venha dormir onde já dormiu o vinho, e contamos-lhe tudo…
Ana Mackay